Nota da Comissão 28/06/2018



A comissão dos aprovados se reuniu com o Ex Secretário Marcos Dantas e com a Assessoria Parlamentar do DF para tratar do Orçamento do Fundo Constitucional de 2019. Foi exposto para as autoridades a projeção de baixas do CBMDF para os próximos 3 anos, e a preocupação com a falta de efetivo que pode haver.
Foi esclarecido que o PLDO, que está sendo deliberado no Congresso Nacional trata apenas das questões constitucionais do Fundo que mantém a segurança do DF e que apenas no segundo semestre, onde será deliberado o PLOA, pois apenas na Lei de Diretrizes Orçamentárias que é feito um detalhamento de como será o emprego do orçamento.
Segundo foi informado, a determinação da quantidade de vagas que o DF deve incluir no orçamento será de responsabilidade do CBMDF. Logo como o Comando está extremamente engajado na questão da recomposição do efetivo, e está bem próximo da Comissão dos Aprovados, acreditamos que o pedido feito pela corporação atenderá nossas expectativas.
Baseados no número de militares que já contam com 25 anos de serviço atualmente e analisando o cenário atual das possíveis mudanças nas regras de aposentadoria, a comissão estima que sairão do CBMDF cerca de 1000 militares nos próximos 3 anos, logo, para recompor os quadros precisamos de ingressos bem superiores a 1000 militares, pois apenas nos últimos anos a corporação já perdeu mais de 600 militares com a ameaça da alteração nas regras da previdência.
Tomando por base o atual cronograma do concurso, consideramos plausível que até o final de 2019 sejam efetivados cerca de 3 turmas, com quantitativo semelhante aos das primeiras turmas para todos os cargos, considerando uma turma com ingresso ainda no ano de 2018 e mais outras duas, no segundo e terceiros quadrimestres de 2019, totalizando mais de 1000 militares.

Comentários