NOTA DA COMISSÃO - REUNIÃO DE 23/05


       A comissão se reuniu  na última quarta-feira (23/05), e nesta oportunidade foi feito um balanço de todos os últimos fatos e da recente conquista alcançada. Foi ressaltado que a antecipação do ingresso da segunda turma foi sim uma grande conquista, e foi demonstrado que existiu um esforço do Governo de Brasília no sentido de viabilizar tal fato. Este adiantamento foi fruto de esforços tanto do Comando do CBMDF quanto da equipe de governança que forneceu a segurança necessária para o Governador no sentido de realizar tal ato. Ressaltamos também o papel de nossos articuladores, que ajudaram no convencimento das autoridades no sentido de realizar a antecipação. Em especial ao ex Secretário Marcos Dantas que, apesar dos métodos extremamente discretos, conseguiu sempre levar a mensagem da Comissão dos Aprovados diretamente ao Governador.

Breve Histórico

      Toda articulação da comissão foi feita no alto escalão do governo e via de regra por pessoas que não tinham a intenção de aparecer publicamente, sempre trabalhando com a confiança nas informações fornecidas. Isso tornou bem mais complexo a divulgação dos andamentos da demanda, pois muitas vezes, as únicas sinalizações que poderíamos ter, eram baseadas em informações sensíveis, que via de regra não deveriam se tornar públicas. Logo, a confiança dos aprovados no trabalho da comissão foi decisiva para que o grupo não se dividisse e enfraquecesse. As estratégias adotadas pela comissão foram de negociar diretamente com o Governador, sem a intermediação de deputados distritais. A articulação foi feita de forma diplomática, fazendo a sensibilização das autoridades por meio de uma rede de contatos, tanto do CBMDF quanto de autoridades civis, diretamente com o governador. 

      Conquistado o adiantamento do ingresso da segunda turma do concurso, precisamos agora da convocação de uma terceira turma, e para isso, foram feitos os primeiros encaminhamentos da comissão para dar sequência ao trabalho e para viabilizar as próximas metas:
Incluir nas propostas de alteração na carreira do CBMDF, os dois principais pontos de interesse da comissão que são:
A retirada dos limites de ingresso anual de militares;
A retirada da dependência de vagas para o ingresso na corporação e para progressão na carreira;
A adequação dos efetivos dos quadros complementares e de saúde, com as necessidades da corporação;
Incluir na LDO e na LOA o ingresso de militares para o ano de 2019;
Definir e consolidar o apoio a candidatos aos cargos de Deputado Distrital e Deputado Federal;
Fortalecer as estratégias de divulgação da Comissão dos Aprovados por meio dos adesivos nos carros e nas redes sociais.
Traçar novas ações sociais, para gerar mídia espontânea para a Comissão;
Realizar a Reunião Geral no dia 10 de Junho (provável data) para discutir as próximas estratégias e consolidar as ações já planejadas.

  Ficou definido também uma nova diretriz para atuação das lideranças, pois foi constatado que muitos aprovados em determinado momento tem boa intenção de ajudar a causa, porém sem a participação nas reuniões PRESENCIAIS da Comissão fica difícil contextualizar a todos dos andamentos e de todas as estratégias. Ficou definido por unanimidade que para integrar o grupo do Whatsapp da comissão dos aprovados, os integrantes devem contar com os seguintes requisitos:
Ter participado de ao menos uma reunião presencial; e
Para permanecer no grupo manter  a participação nas reuniões presenciais.
 
        Esta participação deverá ser medida da seguinte forma: sempre será passada uma lista de presença nas reuniões. Aquele integrante que se ausentar em 3 reuniões após entrar no grupo será removido visto que precisamos saber com quantas pessoas estamos contando de fato para este trabalho que só está começando. As ausências poderão ser justificadas por motivos de força maior e cada caso será analisado individualmente.

Quanto às estratégias, estamos bem consolidados, agora nos resta divulgar e discutir o planejamento. Nos próximos dias será organizada a reunião geral e já estão sendo criados grupos de trabalho para o evento. Por fim, ressaltamos que os avanços já conquistados até agora são fruto de um trabalho coletivo e da união de todos os aprovados. Essa mesma força e união serão fatores essenciais para o alcance de todos os nossos objetivos. Juntos somos mais fortes!

Comentários