Mais de 4,7 mil hectares de área destinada à preservação de animais e plantas do cerrado foram consumidos pelo fogo nos últimos dias no Distrito Federal. A área devastada entre a última segunda-feira (28) e quinta-feira (31), corresponde a 11% do Parque Nacional de Brasília. Na Floresta Nacional (Flona), os incêndios destruiram 68 hectares de mata.
A área atingida pelo fogo pode ser comparada a 4,7 mil campos de futebol. Segundo o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente responsável pela criação das Unidades de Conservação (UC), a vegetação queimada foi maior do que toda mata atingida entre janeiro e agosto do ano passado – meses de seca na região.
Procurado, o Corpo de Bombeiros do DF informou que possui 28 carros destinados ao combate a incêndios florestais, além de duas aeronaves com capacidade para armazenagem de 3,1 mil litros de água e um helicóptero para o transporte dos militares.
Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Glauber de La Fuente, o número de aeronaves é suficiente. O problema é que elas usam as mesmas pistas dos aviões comerciais do Aeroporto Internacional de Brasília e, muitas vezes, precisam entrar na fila de espera para decolar.
"Nossa necessidade não é a quantidade, mas a eficiência. Nossa aeronave é de prioridade porque trata-se de segurança pública, mas acaba que demora um pouco mais para sair.”
Por onde o fogo passa a vegetação fica destruída, animais são mortos é um cenário de morte da fauna e da flora do DF. Com o efetivo cada vez menor a natureza clama por socorro e a população sofre com os problemas
ocasionados pelas queimadas. O Corpo de Bombeiros do DF faz tudo que está ao seu alcance para
combater os focos de incêndio, mas sabemos que se o efetivo fosse maior o tempo de combate ao fogo seria bem menor.
Fonte: G1 DF, Marília Marques
A unica forma de resolver este problema rapidamente é convocando todos os aprovados no concurso realizado este ano!
ResponderExcluirA Comissão dos Aprovados CBMDF agradece a participação, vamos juntos na luta pela causa !
ExcluirUm Governador com tamanha incompetência não tem capacidade nem pra negociar com o governo federal o aumento do efetivo, volta pro Senado!
ResponderExcluirA Comissão dos Aprovados CBMDF agradece a participação, vamos juntos na luta pela causa !
Excluir